DIÁRIO DE BORDO

Acolhedor, o município de Cruzeiro foi a primeira parada da Caravaninha

caravaninha_002 (1)

Os caravaneiros estão na estrada para a segunda Caravaninha de 2017, quando nossos professores visitam escolas de pequenas cidades levando as metodologias educacionais aplicadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes. Dessa vez na região do Vale do Paraíba, a nossa primeira parada foi em Cruzeiro, com menos de 100 mil habitantes e um grupo especial de pequenos cidadãos cruzeirenses da Escola Municipal Marcinío Pereira de Castro.

 

“A experiência de Cruzeiro foi muito gostosa, principalmente porque a escola foi uma escola muito acolhedora. Era uma escola que parecia uma casa, logo quando eu entrei eu comentei com o pessoal: nossa da vontade de morar aqui”, contou Josafá Filho, professor do Instituto Mpumalanga e da Caravana das Artes

 

O ambiente acolhedor torna a experiência educacional mais profunda, com um sentimento de pertencimento com relação a escola, o que ajuda no desenvolvimento do aluno, com suas individualidades e identidade. “Eu fiquei pensando, o quanto esse ambiente escolar acolhedor, o quanto modifica, o quanto transforma nossa maneira de estar ali, o quanto contribui para o aprendizado”, refletiu.

Pequenos moradores de Cruzeiro em um dia diferente de aprendizado na escola. | Foto: Equipe Caravana

Pequenos moradores de Cruzeiro em um dia diferente de aprendizado na escola. | Foto: Equipe Caravana

 

O professor Josafá é um dos responsáveis pela oficina de artes na Caravaninha e com a parceria do professor Tiago Baia está musicando o aprendizado e colocando mais movimento no processo educacional das crianças. “A aula é musicada o tempo todo e eles embarcando através da imaginação”, destacou.

 

A escola de Cruzeiro dá bastante espaço ao lúdico na educação, com uma arara de roupas e um baú de fantasias que dá vasão a uma série de personagens criados pelas crianças. São esses detalhes, aliados a metodologia que permite a expressão da sensibilidade humana, que transformam.

 

Cruzeiro está transformada. Nós, também.

 

Próxima parada: Lorena.

Professores receberam diplomação da Caravana. | Foto: Equipe Caravana

Professores receberam diplomação da Caravana. | Foto: Equipe Caravana

ESPN

Comentários