DIÁRIO DE BORDO

Amapá recebe pela primeira vez a Caravana

Amapá recebe pela primeira vez a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes

As campeãs brasileiras de judô pelo Amapá acompanham as ações dos projetos no Vale do Jari
São Paulo – (16/05/2018) –O município de Laranjal do Jari, a 275 km de Macapá, foi escolhido para receber a primeira ação da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes no Estado do Amapá, de 21 a 24 de maio, que terá a participação das duas campeãs amapenses do judô feminino, Jeane Belo e Laís Fernandes, convidadas pelos projetos.

As Caravanas chegam a Laranjal do Jari com patrocínio da EDP e apoio do UNICEF, e vão atender mais de 3 mil alunos da rede pública de ensino numa arena especialmente montada pelos projetos no campo do Estádio João Queiroga, o Queirogão. A partir da terça-feira (22), das 08h às 17h, as crianças vão brincar nas estações de tênis, basquete, vôlei, slackline, jogos esportivos, lutas e futebol da Caravana do Esporte e fazer arte nas tendas de música, dança e cinema da Caravana das Artes. Professores das escolas públicas, gestores, profissionais das áreas do esporte, da cultura e da assistência social participam de cursos de formação com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, sem custos para o município.

Para o assessor de diretoria do Instituto EDP, Paulo Ramicelli, “as ações visam contribuir para o desenvolvimento dos professores e seus alunos por meio de experiências diferenciadas na arte e nos esportes. Buscamos transformar vidas, com atividades que levam conhecimento e cultura para as pessoas de várias regiões do País. No Amapá de forma pioneira”.

LaranjalDoJari-DadosA cantora Renata Jambeiro e as atletas da equipe feminina de judô do Amapá, Jeane Belo, categoria pesado, e Laís Fernandes, categoria leve, são convidadas dos projetos e estarão na Arena com as crianças. Jeane e Laís foram, respectivamente, campeã e vice da etapa regional do Campeonato Brasileiro da modalidade disputado em abril deste ano. Para Jeane, “é importante as crianças terem acesso desde cedo a várias modalidades esportivas, inclusive o judô, e estou feliz por participar desta primeira ação da Caravana do Esporte no Amapá”. Hoje com 19 anos, Jeane Belo conta que começou a treinar com quimono emprestado em 2015, quando venceu a então campeã estadual e não parou mais. Jeane lamenta a falta de estrutura para que os atletas da região Norte melhorem seu nível técnico, mas sonha com a olimpíada de 2020. A atleta irá para Laranjal do Jari com a equipe de professores da Caravana do Esporte nesta segunda-feira (21), depois de competir no Brasileiro Sub-21 na Bahia, marcado para os próximos dias 19 e 20 de maio.
Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas, destaca a importância desta ação no Estado do Amapá, em conjunto com o escritório regional do UNICEF. “A Caravana em Laranjal do Jari, afirma Saldanha, fortalece nosso compromisso integrado à educação, onde o acesso ao conhecimento desde a infância possibilita a descoberta de um universo aberto à mente e à alma. Em Laranjal vamos oferecer uma prática possível à comunidade escolar e a todos. O Município é candidato ao Selo Unicef e o esporte e a arte, a educação de uma forma mais ampla, são caminhos para o desenvolvimento de ações pela garantia dos direito da infância”, completa.

O coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, Alexandre Arena, está confiante no sucesso das atividades em Laranjal do Jari. “Fizemos uma grande mobilização de diversos atores locais para a realização da Caravana. Reunimos os diretores de escola, prefeito, secretários municipais, organizações locais, imprensa, mobilizador e articulador do Selo Unicef para garantir que a Caravana seja um ponto de convergência e uma inspiração para os avanços que o município se propõe a fazer no campo da garantia de direitos”, afirma Alexandre Arena.

Sobre as Caravanas –
A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes viajam o Brasil com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores. Uma história que começou em 2005, com a parceria entre os Canais ESPN, o UNICEF e o Instituto Esporte & Educação, da medalhista olímpica Ana Moser, e que ganhou a força das artes em 2007 com a parceria do Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, e em 2014 com um novo parceiro: a The Walt Disney Company, agregando personagens e cinema aos projetos.
Em 13 anos de atuação, as Caravanas já atenderam indiretamente mais de 3 milhões de crianças e adolescentes e capacitaram 50 mil professores e gestores públicos.
A Caravana do Esporte tem patrocínios Itaú, Rede, EDP e Kroton/Pitagoras via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.
A Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet, e tem patrocínios: Rede, Otis, Quantic, Elsys e Boticário.
Serviço:
Abertura oficial: 21/05/2018 – 18h – local- Arena Caravana – Estádio João Queiroga
Atendimento na Arena Caravana – dias 22, 23 e 24 – 08h às 11h e 14h às 17h
Formação de Professores – Escola Municipal Terezinha Teles: dias 22, 23 e 24 das 08h às 17h
Visita guiada de gestores à Arena Caravana – dia 22/05 às 15h30
Encontro UNICEF-CARAVANA com gestores sobre o Selo Unicef – dia 22/05 às 16h30
Cinema Disney Caravana – aberto à comunidade: dias 22, 23 e 24 às 19h
Diplomação e encerramento – 24/05 – 18h – Local: Tenda da Caravana – Arena Caravana

Comentários