DIÁRIO DE BORDO

Boiçucanga, em São Sebastião, recebe última etapa de 2017 em dezembro

capa_boicucanga

O final de ano da Caravana é cheio de energia! É assim porque a cada etapa dos projetos encontramos motivos para seguir trabalhando fortes pela educação, munidos daquilo que acreditamos ter enorme potencial transformador: esporte e artes! A nossa última etapa do ano já está definida, vamos voltar para o município de São Sebastião, porém agora para Boiçuganga. A terceira etapa de 2017 foi realizada na Topolândia, no litoral paulista.

 

Agora na nona etapa anual estamos mais próximos da praia, sem jamais nos afastamos dos nossos objetivos com esporte e artes educacionais. O município de São Sebastião é rico em culturas e provou sua tamanha diversidade cultural na etapa de junho, quando passaram por nossa arena representantes da cultura caiçara trazendo o gastronomia, música, artesanato e saberes valiosos, além da presença dos indígenas Guarani Mbya, indissociáveis da história local e igualmente repletos de conhecimentos.

 

Em Boiçucanga essa história segue presente. A origem do nome é tupi-guarani e a região também tem forte historicidade caiçara. O balneário que hoje é cercada de uma grande infraestrutura voltado ao turismo já foi de difícil acesso e abrigou somente um pequeno vilarejo caiçara.

 

Após a etapa da Topolândia, o atendimento ao município se intensificou com a Formação Continuada de Professores, tanto da metodologia Esporte para Todos, do Instituto Esporte Educação, quanto na Viva com Arte, do Instituto Mpumalanga. Desse modo, nosso trabalho no litoral paulista continuou fortalecendo a educação municipal, com novos agentes transformadores capacitados. O retorno para São Sebastião também celebra esse novo vínculo.

Um dos atrativos naturais de Boiçuganga: Pôr do Sol no mar. | Foto: Reprodução internet

Um dos atrativos naturais de Boiçuganga: Pôr do Sol no mar. | Foto: Reprodução internet

 

Com a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes em São Sebastião, Boiçucanga garante um espetáculo a parte nos finais de tarde, pois é na praia desse bairro que acontece um dos mais bonitos pores-do-sol do Litoral Norte.

 

Nada melhor para seguirmos confiante em nossos princípios educacionais e meditar sobre o 2018 que se aproxima!

 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes em Boiçucanga acontece nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Campo de Futebol de Boiçuganga.

 

CONFIRA NOSSO INFORGRÁFICO PARA A ETAPA: 

dados_boicucanga

Comentários