DIÁRIO DE BORDO

Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam ao Rio Grande do Sul

São Paulo –  (16/04/2018) – Com presença do ator Marino Canguçú, do Disney Channel, e da cantora Luciana Oliveira,  a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para   três dias de atividades de esporte e arte educacacionais voltadas a alunos da rede pública de ensino.  Com  apoio da Prefeitura local, os projetos vão atender mais de 3 mil crianças e adolescentes do ensino fundamental em estações esportivas e artísticas entre os dias 23 e 25 de abril, numa arena  especialmente erguida pelos projetos.

 

O Complexo Esportivo da Praça Saraiva foi escolhido para receber a Arena Caravana, que terá atividades gratuitas para os estudantes das 08h às 17h,  e,  para a comunidade,  também gratuitamente, das 19h às 22h.

 

Orientadas por especialistas dos projetos, as crianças vão brincar  em 8 miniestações esportivas, em 2 tendas de artes e assistir os principais lançamentos da Disney na tenda do Cinema da Caravana.  A comunidade terá acesso  a  sessões noturnas  de cinema na terça (23/04) e na quinta ( 25), e ao Show da Caravana, na noite de quarta-feira, dia 24.     Enquanto as crianças brincam,  cerca de 200 professores e profissionais do esporte, assistência social e cultura terão 3 dias de formação continuada com as metodologias Esporte Educacional e  Viva com Arte.

 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são  projetos de responsabilidade social do CANAL ESPN, da DISNEY e do UNICEF,  realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, e levam todo mês atividades de educação pelo esporte e pela arte a municípios escolhidos em conjunto com o UNICEF.  Segundo Adriana Saldanha, diretora geral dos projetos, “a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes contribuem para que os municípios avancem nas atividades esportivas e artísticas dentro das escolas”.

 

Medalhista olímpica e mundial, presidente e fundadora do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser explica que a  Caravana do Esporte  tem o objetivo de “subsidiar as políticas públicas voltadas para o esporte,  a fim de garantir o direito de crianças e jovens de praticarem esportes com inclusão,  fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanho e peso para crianças e jovens”.  Ana Moser criou o Instituto Esporte & Educação em 2001 e desenvolveu  uma metodologia de esporte educacional que busca ampliar a prática esportiva nas escolas públicas. A ex-atleta profissional, considerada uma das melhores atacantes da seleção brasileira feminina de vôlei, é empreendedora social com várias premiações (Fellow Ashoka, Rede Empreendedores Sociais Folha, Trip Transformadores) e sócia fundadora do Todos pela Educação, da Atletas pelo Brasil e da REMS (Rede de Esporte pela Mudança Social).

 

Na Caravana das Artes, as tendas de música, dança, instrumentos musicais e o Cinema da Caravana receberão convidados especiais.   Pela segunda vez na Caravana, Marino Canguçu, um dos personagens da série Juacas, visitará as crianças nas tendas das artes e estará no Cinema Caravana para fotos com as crianças juntamente com os famosos personagens da Disney: Mickey e Pateta.    Da área da música, a cantora e compositora Luciana Oliveira participará com as crianças da oficinas de instrumentos musicais e estará no Show da Caravana na segunda noite dos projetos. Com 3 discos gravados, Luciana é cantora, compositora e arte-educadora. Começou a carreira musical cantando em várias bandas de reggae.

 

A Caravana das Artes promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte”, com  objetivo é garantir o direito de crianças e jovens de produzirem e terem acesso às diversas linguagens artísticas de forma inclusiva nas escolas, por meio da formação de professores e mestres.

 

A Caravana do Esporte tem patrocínios: CMPC, Itaú, Rede, EDP e Alcoa, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte/Governo Federal. A Caravana das Artes conta com  patrocínios CMPC, EDP, Otis, Rede, Unopar e  GTM, por meio da Lei Rouanet.

 

A abertura oficial da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes está marcada  para segunda-feira , dia 22 de abril, às 18h, na  Arena Caravana. 

 

Serviço:
Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Rio Grande-RS – dias 23,24 e 25 de abril/2019
Abertura oficial – dia 22/04/2019 – 18h –  Arena Caravana /  tenda das Artes.

 

Endereços para as ações da Caravana em Rio Grande:
Arena Caravana :
Praça Saraiva – no campo de futebol dentro do complexo esportivo
Rua Bento Gonçalves, 261  – Cidade Nova – Rio Grande do Sul  CEP: 96211-510

 

Formação de Professores – Esporte Educacional
Escola EMEF Clemente Pinto
Rua D. Pedro, 444 – Cidade Nova

 

Formação de Professores – Viva com Arte
Escola EMEI Casa da Criança Dr. Augusto Duprat
Rua Bento Gonçalves, 171 – Cidade Nova

 

Divulgação imprensa e produção :  Angela Santos –  MTb 12118
(11) 9 9838 8794 asantos_tv@hotmail.com ,  angelasantos@mpumalanga.com.br

ESPN

Comentários