DIÁRIO DE BORDO

Caravana do Esporte e Caravana das Artes lançam Caravanas Digitais para formação de professores à distância

O Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga, que realizam a Caravana do Esporte e Caravana das Artes, lançam no próximo dia 21 de julho de 2020,  dentro da plataforma Moodle de EAD (Ensino à Distância), duas formações continuadas  para professores de redes públicas de ensino e  gestores públicos, em parceria com  UNICEF,  DISNEY e  ESPN.

Serão duas formações  em ambiente virtual:  Esporte Educacional para Grandes Grupos  e  Viva com Arte, com as metodologias aplicadas pelo IEE e pelo MPUMALANGA nas ações presenciais das CARAVANAS,  suspensas neste momento em razão da quarentena.

As atividades fazem parte das ações pedagógicas da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes e vão atender, à distância, os municípios incluídos  no cronograma  anual dos projetos. Os conteúdos das formações EAD  serão disponibilizados gratuitamente a 160  profissionais  de cada  município que fez  adesão para as Caravanas 2020. As inscrições serão feitas por meio das secretarias municipais da Educação, da Cultura, do Esporte e da Assistência Social de:  Itaberaba-BA, Itabaianinha-SE, Lajes-RN, São José dos Campos-SP, Santos-SP, Boa Vista-RR e Lábrea-AM.

Para Ana Moser, presidente do Instituto Esporte &  Educação,”a organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas na formação dos professores da Caravana do Esporte em uma plataforma digital permite que o projeto continue com ações em diversos municípios do Brasil,  e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica dos professores dessas redes municipais.”

Adriana Saldanha, diretora geral das CARAVANAS  e presidente do Instituto Mpumalanga, afirma que “ o EAD é uma realidade no processo de aprendizagem e  já estava nos planos da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes  a formação híbrida , ou seja,  parte presencial e parte virtual”.  Adriana explica que, em função da quarentena,  a plataforma digital com o conteúdo das Caravanas se encaixou perfeitamente:  “acreditamos envolver o professor de forma interativa como parte integrante de uma aprendizagem em rede”.

As aulas à distância “ Esporte Educacional para Grandes Grupos” e  “Viva com Arte” terão abordagens teórica e prática, conteúdos de apoio com  textos, vídeos e quiz e serão ministradas por professores especialistas dos dois institutos. Os temas dos módulos  estão em conexão com a BNCC-Base Nacional Comum Curricular  e a ideia é auxiliar os professores a ampliarem o trabalho com  as linguagens artísticas e com o esporte educacional nas escolas e nas comunidades.

Os cursos das Caravanas Digitais são dirigidos a professores do ensino fundamental I e II,  especialistas em Educação Física e em Artes, professores  pedagogos do Ensino Fundamental  I ,  especialistas de outras disciplinas do Fundamental II, coordenadores pedagógicos, gestores de unidades escolares e de nível central da área da Educação, além de educadores, monitores e assistentes sociais das  Secretarias do Esporte, da Cultura e da Ação Social e jovens estudantes do ensino superior ligados ao NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes, criado nessas cidades no âmbito do SELO UNICEF.

Na formação continuada à distância da Caravana do Esporte, os educadores e gestores inscritos terão a oportunidades de conhecer o Instituto Esporte & Educação e seus projetos pedagógicos, a Caravana do Esporte,  sua história,  ações, trajetória pelo Brasil e no exterior, a metodologia utilizada na Caravana,  os princípios do Esporte Educacional e sua aplicação prática por meio  de diferentes jogos em  aulas de educação física e esporte em escolas, comunidades e espaços públicos e ainda  como organizar uma Arena de Esporte Educacional Inclusiva.

Na formação à distância da Caravana das Artes,  os participantes vão conhecer o Instituto Mpumalanga, sua história,  sua equipe, seus projetos, a metodologia ‘Viva com Arte”  e, principalmente, a Caravana das Artes, projeto que tem sido  palco  da  aplicação da metodologia, com formação presencial e atendimento direto de estudantes do ensino fundamental.  À distância  serão cinco módulos:   Metodologia Viva com Arte e seus princípios;   Cultura  Popular  e Cultura Brincante;  Dança; Música e Construção de Instrumentos.

Três eventos online vão marcar o lançamento das Caravanas Digitais  no dia 21 de julho de 2020 e  serão transmitidos pelos canais digitais do Instituto Mpumalanga, do IEE  e das CARAVANAS  a partir das 14h. Esses eventos vão reunir de forma online,  em  horários diferentes,  representantes dos primeiros municípios a serem atendidos: Itaberaba-BA, Itabaianinha-SE e Lajes-RN, este último com participação também das cidades vizinhas convidadas de Pedro Avelino, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento e Angicos, todas no Rio Grande do Norte.

Dia 23 de julho  as Caravanas Digitais alcançam de forma virtual  São José dos Campos-SP, Santos-SP e Boa Vista-RR.     Neste momento da pandemia da COVID-19, o  município de Lábrea, no sul do Amazonas,  é  atendido  pela campanha Salve Vida Indígena, que o INSTITUTO MPUMALANGA realiza em parceria com o UNICEF e lideranças indígenas  para reduzir o impacto da contaminação do novo coronavírus  sobre as comunidades  locais.

ESPN

Comentários