DIÁRIO DE BORDO

Caravana, em parceria com Ação Saudável, promove consciência alimentar

Uma semente de mudança é plantada pelos projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, nesta quinta etapa anual. A ideia é germinar nas crianças uma maior consciência quanto à saúde alimentar, com base no Programa Ação Saudável, um programa de parcerias institucionais apresentado pela parceria da Mondelēz Brasil e da Inmed Brasil.

 

A mudança nos hábitos alimentares deve partir de uma consciência de um mundo em equilíbrio, portanto estão estritamente ligadas a conceitos de sustentabilidade. A vivência promovida dentro da Arena Caravana, com uma tenda destinada a construção de hortas e ações de saúde preventiva possibilita à criança despertar essa visão consciente de forma lúdica e profunda.

 

“A criança e o jovem são colocados no centro de uma educação voltada para a qualidade de vida, a segurança alimentar e o meio ambiente”, ressalta Adriana Saldanha, diretora dos projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes.

Plantio em garrafa PET gera consciência sustentável e noções sobre alimentação saudável. (Foto: Celia Santos)

Plantio em garrafa PET gera consciência sustentável e noções sobre alimentação saudável. (Foto: Celia Santos)

 

Os alunos de Vitória de Santo Antão receberam mudas de alface e garrafas pet, que com uma intervenção simples e acessível foram transformadas em vasos. Ao mesmo tempo em que aprendiam as técnicas, os pequenos ganhavam noções de reaproveitamento de matérias recicláveis.

 

A geração atual, acostumada com produtos industrializados, nem sempre tem o conhecimento do processo completo do ciclo alimentar, portanto colocar as mãos na terra e ver o produto final à mesa ajudam no aprendizado trazendo noções práticas e de construção coletiva.

Aprendizado é construído de forma coletiva e prática. (Foto: Celia Santos)

Aprendizado é construído de forma coletiva e prática. (Foto: Celia Santos)

 

Algumas das crianças vivenciaram a ação pela primeira vez, outras já acompanham o Programa Ação Saudável na escola, onde além do incentivo ao cuidado das hortas, as crianças colhem os alimentos, que são utilizados para compor a merenda escolar.

 

Veja também:

+ Com vida saudável em pauta, Caravana volta ao Nordeste

+ Amiga de Diogo Silva, remadora Luana Bartholo entra para o time da Caravana

 

Aliada às atividades de plantio e construção de hortas, a tenda da Ação Saudável também promoveu cuidados com a saúde preventiva. Os participantes podiam se medir, pesar e fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), com supervisão de especialistas do grupo Inmed Brasil.

 

As ações de educação alimentar e saúde, com apoio da Mondelēz Brasil, passam a integrar as atividades das Caravanas a partir de agora e enriquecem ainda mais o impacto das iniciativas nas comunidades atendidas. O ponta pé inicial é dado justamente em um município com reconhecida área rural, parte do Cinturão Verde da capital Recife, porém que tornou-se um polo industrial nos últimos dez anos, com a chegada de grandes indústrias.

Além das hortas, saúde preventiva também entrou em pauta com medição do IMC. (Foto: Celia Santos)

Além das hortas, saúde preventiva também entrou em pauta com medição do IMC. (Foto: Celia Santos)

Comentários