DIÁRIO DE BORDO

Caravana no Cerrado! Aparecida de Goiânia recebe oitava etapa do ano!

capa_AP_DE_GO

O ponteiro da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes já aponta para um novo destino. É para o oeste que vamos levar os projetos, com a oitava etapa anual no município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás. A ação será nos dias 7, 8 e 9 de novembro, com abertura no dia 6.

 

Aparecida de Goiânia está extremamente conturbada com a capital, portanto, além de ter o título de segundo município mais populoso do estado, também reserva altos índices de urbanização e industrialização. Quase 100% da população está em área urbana, restando apenas 0,25% dedicadas às atividades rurais, dentre as quais a pecuária prevalece, embora com pouca expressão. A principal atividade da indústria local está ligada ao setor da construção civil.

 

Assim como muitas cidades da região, Aparecida de Goiânia tem um crescimento vertiginoso de sua população, que hoje passa de meio milhão de habitantes. As explicações começam com a campanha Marcha para o Oeste, do governo de Getúlio Vargas, cuja intensão era expandir o progresso para a área de cerrado, pouco habitada. Os atrativos na área aumentaram com a construção de Brasília, pelo então presidente Jucelino Kubitschek, na década de 50.

 

A fundação da cidade, no ano de 1922, é ostentada no município como marco inovador no cerrado, pois o ano de nascimento coincide com a Semana da Arte Moderna, que quebrava paradigmas em São Paulo. Aparecida de Goiânia também se orgulha de sua localização privilegiada, não apenas pela proximidade com a capital do estado, mas por ter independência econômica. Ela perdeu o título de cidade dormitório, com as ofertas de trabalho que não forçavam a procura na capital.

 

O município também preserva as características da culinária do cerrado, com o uso do pequi, fruto de uma árvore típica dessa região brasileira – a madeira da árvore é aproveitada na construção civil – e guariroba, espécie de palmeira. Ambos costumam acompanhar o arroz. Como pratos típicos apresentam o empadão goiano, a galinhada e a pamonha.

 

A chegada dos projetos vem para reforçar a educação e trazer o esporte e as artes como ferramentas imprescindíveis para uma formação mais humana.

 

Siga os passos da educação:

Campo de Futebol da Jardim Tiradente
Rua 4 Jardim Tiradentes, 720-778 – Jardim Tiradentes, Aparecida de Goiânia.

 

VEJA NOSSO INFOGRÁFICO:

dados_AP_DE_GO_

 

Comentários