DIÁRIO DE BORDO

Caravanas chegam à Arapongas (PR)

ARAPONGAS, PR - Divulgação

ARAPONGAS, PR – Divulgação

Com participação da medalhista pan-americana de ginástica rítmica Juliana Coradine Castilho e patrocínio da Mondelez Brasil, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Arapongas, região metropolitana de Londrina, no próximo dia 10 de abril, para três dias de atividades de esportes e artes que vão atender mais de 3 mil crianças e adolescentes. Nos dias 10, 11 e 12 de abril, o Centro Social Urbano de Arapongas será transformado na Arena Caravana, onde alunos das escolas públicas vão brincar nas estações de tênis, basquete, vôlei, slackline, jogos esportivos, ginástica rítmica e futebol da Caravana do Esporte e fazer arte nas tendas de música, dança e cinema da Caravana das Artes. Estão previstas experiências com práticas pedagógicas diferenciadas e oficinas de capacitação de professores e gestores nas metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, sem custos para o município.

 

 “Os projetos buscam – com metodologia, materiais diferenciados e formação de professores -, garantir o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte, colocando mais movimento no seu dia a dia”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação.

 

“É com muita alegria que levamos à Caravana pela segunda vez ao sul do país para engajar ainda mais a comunidade em ações que promovem educação e arte. Além das atividades que ocorrem na arena com os alunos, os educadores da rede pública terão a oportunidade de ampliar sua atuação em atividades esportivas e adoção das linguagens artísticas como ferramentas pedagógicas”, revela Grazielle Parenti, diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelez Brasil.

 

Caravanas-Dados-Arapongas-1A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes viajam o Brasil e levam as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores. Uma história que começou em 2005, com a parceria entre os Canais ESPN, o UNICEF e o Instituto Esporte & Educação, da medalhista olímpica Ana Moser, e que ganhou a força das artes em 2007 com a parceria do Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, e em 2014 com um novo parceiro: a The Walt Disney Company, agregando personagens e filmes e ampliando o escopo dos projetos. As Caravanas têm a participação voluntária de artistas e atletas convidados, uma rede que chega a 200 ídolos do esporte e das artes parceiros dos projetos.

 

Em Arapongas, lideradas pela técnica Juliana Coradine Castilho, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1999, as 21 atletas da ginástica rítmica das categorias pré-infantil, infantil e juvenil da Unopar-Universidade do Norte do Paraná vão visitar a Arena Caravana na tarde da próxima terça-feira (10). As meninas, que são promessas de medalhas da ginástica rítmica brasileira, farão demonstrações desse esporte-arte para os estudantes que estarão na Caravana do Esporte. Vão dar dicas sobre os passos e as evoluções com uso de cordas, bolas e fitas e também conhecer a metodologia do esporte educacional. Entre as ginastas da categoria infantil da equipe Unopar, visitará as Caravanas a campeã sul americana de 2016 e vice campeã brasileira de 2017, Julia Beatriz Kurunczi, de 12 anos. Da categoria juvenil, destaque para Thaís Santos, de 17 anos, que integrou a seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto em 2017. A Unopar é hoje o Centro de Referência Internacional em Ginástica Rítmica, sede da Seleção Brasileira de Conjuntos, e apóia a Caravana do Esporte.

 

Do mundo das artes, as Caravanas levam a Arapongas os personagens da Disney, Mickey e Pateta, para encontros com as crianças no Cinema Caravana, pela manhã e à tarde. Para a comunidade, as Caravanas terão sessões de cinema gratuitas nas noites de terça (10), quarta (11) e quinta (12), às 19h.

 

Sobre as Caravanas 

 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social da ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Esporte & Educação e com o Instituto Mpumalanga. Em 13 anos de atuação, as Caravanas já atenderam indiretamente mais de 3 milhões de crianças e adolescentes e capacitaram 50 mil professores e gestores públicos.

A Caravana do Esporte tem patrocínios da Mondelez Brasil, Itaú, Rede, Unopar e EDP através da Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

A Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet, e tem patrocínios: Mondelez Brasil, Rede, Otis, Quantic, Elsys e Boticário.

 

Serviço:

 

Abertura oficial: 10/04/2018 – Horário: 09h – local- Arena Caravana – Centro Social Urbano -End.- Av.Gaturamo, 1000, Jardim Primavera- Arapongas-PR.

Formação de Professores :dias 10,11,12 de abril/2018: 2 turmas diárias.

– Esporte Educacional –   turma 1- das 08h às 11h30 e turma 2-das 14h às 17h30.

— Viva com Arte – turma 1 – das 08h às 11h30 e turma 2 das 14h às 17h30.

Cinema Disney Caravana – aberto à comunidade: dias 12,11 e 12 – 19h30

Diplomação e encerramento – 12 de abril/2018– 17h30 – Local: Tenda da Caravana – Arena Caravana – Centro Social Urbano. Arapongas-PR

 

Comentários