DIÁRIO DE BORDO

Catu – BA recebe a primeira ação da Caravana em 2018

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Catu, na região metropolitana de Salvador, para a primeira etapa dos projetos em 2018. Entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, 3.200 estudantes da rede municipal de ensino vão participar das atividades de esporte e arte educacionais realizadas pelos projetos, sem custos para o município.

O Estádio Municipal Antônio Pena foi escolhido para receber a Arena Caravana, onde as crianças vão participar em rodízio das estações de tênis, basquete, vôlei, slackline, jogos esportivos, lutas e futebol e das tendas de artes com música, dança e o Cinema Disney Caravana.

Catu, na Bahia, cidade que recebe a primeira ação da Caravana em 2018

Catu, na Bahia, cidade que recebe a primeira ação da Caravana em 2018

Durante três dias, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes realizarão cursos de formação de professores, mestres de saberes, monitores e gestores com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga. Estão previstas experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e de artes diferenciados e atendimento de alunos da rede municipal de ensino na Arena especialmente montada pelos projetos.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores públicos das áreas da Educação, Cultura e Esportes. Uma história que começou em 2005, com a parceria entre os Canais ESPN, o UNICEF e o Instituto Esporte & Educação, da medalhista olímpica Ana Moser, e que ganhou a força das artes em 2007 com parceria do Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, também diretora geral das Caravanas.

De lá para cá, foram mais de 150 municípios visitados pelas Caravanas, tendo ainda a participação voluntária de artistas e atletas convidados, que hoje formam uma rede de mais de 200 ídolos do esporte e das artes que acompanham os projetos.

Os professores do Instituto Esporte Educação Rafael Dias,  Joilson Bispo, Marilene Silva e Sandrlmar Freitas  em Catu - BA

Os professores do Instituto Esporte Educação Rafael Dias, Joilson Bispo, Marilene Silva e Sandrlmar Freitas em Catu – BA

Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, explica que “os projetos buscam, com metodologia, materiais diferenciados e formação de professores, garantir o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte”.

As atividades de esporte e arte educacionais são voltadas gratuitamente para alunos e professores e gestores da rede pública de ensino e para profissionais das áreas de Esportes e Cultura de Catu. Para a comunidade e público em geral, as Caravanas terão gratuitamente o Cinema Disney, nas noites de terça (27), quarta (28) e quinta (01 de março), das 19h às 21h.

Sobre as Caravanas –
A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, com 13 anos de atuação.

A Caravana do Esporte tem apoio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínios Itaú, Rede, EDP e grupo Kroton/Pitagoras.
A Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet, e tem patrocínios: Rede, Otis, Quantic, Elsys.

Serviço:
Abertura oficial: 26/02/2018 – Horário: 18h – local- Arena Caravana, Estádio Municipal Antônio Pena, Penão. End. – Rua Oscar Pereira de Souza Sobrinho, s/n, Loteamento Santo André.
CEP. 48.110-000- Catu-Ba.

Formação de Professores :dias 27 e 28 fevereiro e 01 de março/2018:
– Esporte Educacional – turma 1- das 08h às 11h30 e turma 2-das 14h às 17h30.
— Viva com Arte – turma 1 – das 08h às 11h30 e turma 2 das 14h às 17h30.

Diplomação e encerramento – 01 de março/2018– 17h30 – Local: Tenda Show da Caravana/Arena Campo do Penão.

Comentários