DIÁRIO DE BORDO

Da Bahia para Pernambuco, Caravana segue no Nordeste!

O caminhão da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes resolveu nem voltar para São Paulo. De Lauro de Freitas, Bahia, para mais de Nordeste! Nosso destino é o município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

 

Segunda etapa de 2017, os projetos seguem com a mesma missão educacional e com novos parceiros presentes. Yane Marques, atleta medalhista olímpica de bronze em Londres-2012, irá trazer não somente uma, mas cinco modalidades esportivas diferentes para as crianças pernambucanas. Ela pratica pentatlo moderno, que reúne esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro esportivo. A multifacetada atleta já garantiu presença em solo pernambucano.

Yane Marques levou a medalha de bronze e se tornou a primeira brasileira a chegar no pódio olímpico da modalidade.

Yane Marques levou a medalha de bronze e se tornou a primeira brasileira a chegar no pódio olímpico da modalidade.

 

Além das conhecidas metodologias de esporte e artes educacional, a Caravana traz também a mini ramp que fez tanto sucesso na etapa inaugural de 2017 em Lauro de Freiras. Os skates continuam a provocar burburinho e diversão com Sandro Testinha à frente da nova estação.

 

Vitória de Santo Antão faz parte do Cinturão Verde de Recife. A cidade está a 55 km apenas da capital e tem 13% de sua população em zona rural. A indústria, no entanto, ocupa espaço considerável e é a responsável pela alta concentração de pessoas. Hoje, o município está entre os dez mais populosos do estado com quase 140 mil habitantes em uma área de 335 km². Inserido em uma área cuja a monocultura da cana de açúcar moldou a história local, Vitória de Santo Antão não perdeu sua característica agrícola, porém diversificou a economia.

 

A característica rural do município entra nas escolas por meio do programa Ação Saudável, da Mondelez Brasil. Crianças aprendem a cuidar das hortas da escola e a valorizar uma alimentação saudável. Extremamente associada ao esporte e as artes, o Ação Saudável também estará presente na Caravana, com uma tenda dedicada a ensinar crianças a montar pequenas hortas com materiais recicláveis, além de especialistas que irão medir o IMC (Índice de Massa Corporal) dos pequenos e da comunidade em geral. Unidos, os projetos geram conscientizam para uma vida saudável em todos os aspectos.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) evoluiu nos últimos anos – de 3.8 em 2013 para 4.4 em 2015 – e a Caravana continua colaborando para a melhora da educação na zona da mata pernambucana.

 

Serviço:

Abertura: 24 de abril, às 17 horas.
Ação: 25, 26 e 27 de abril.
Sarau Caravana: 26 de abril às 20 horas
Arena: Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro, o Carneirão.

 

VEJA NOSSO INFOGRÁFICO:

 

Arte_Infografico_VSA

Comentários