DIÁRIO DE BORDO

ENSINO À DISTÂNCIA DAS CARAVANAS MOBILIZA, ONLINE, GESTORES DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL

arte2

Cerca de 2.800 pessoas acompanharam ao vivo, da última terça-feira (21) até esta quinta-feira (23), as lives de lançamento das plataformas EAD da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, desenvolvidas para formação à distância de professores da rede pública de ensino.

Foram 4 encontros virtuais pelos canais digitais do Instituto Mpumalanga e do Instituto Esporte & Educação, que reuniram gestores públicos e profissionais das áreas da educação, esportes, cultura e assistência social dos municípios de Itabaianinha, em Sergipe, Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, Itaberaba, na Bahia, e São José dos Campos, em São Paulo. Todos esses municípios fazem parte do calendário de 2020 para ações presenciais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, suspensas neste momento em razão da pandemia da COVID-19. Esses municípios aderiram à formação à distância de professores de esportes, artes e pedagogos da rede pública de ensino com as metodologias Esporte Educacional para Grandes Grupos e Viva com Arte, desenvolvidas pelos dois institutos.

Para transformar as atividades pedagógicas realizadas nas ações presenciais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes em conteúdos teóricos e em práticas em formato online, os professores dos projetos trabalharam com a plataforma Moodle e customizaram essa ferramenta EAD com até 60 horas de estudos e muitas atividades interativas com esportes e artes, mesclando teoria e prática com experimentações a partir de jogos lúdicos, cultura brincante, música e dança.

arte

Dennis Larsen, Chefe do UNICEF para o território do Semiárido, Gabi Monteiro, Consultora de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes, e Luiza Leitão, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, estiveram presentes nos lançamentos das formações EAD das Caravanas e destacaram a importância do desenvolvimento de novos formatos para manter as atividades pedagógicas dos projetos . Nas falas dos atletas medalhistas do taekwondo, Natália Falavigna e Diogo Silva, da medalhista olímpica do basquete Alessandra Oliveira, da campeã pan-americana de atletismo, Keila Costa, do cantor, compositor e acordeonista Targino Gondim e da cantora Renata Jambeiro, o incentivo aos educadores para que tragam o movimento do esporte e das artes para a sala de aula.

Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação, que realiza a Caravana do Esporte, apontou o desafio de transportar para uma plataforma virtual a experiência de 15 anos das Caravanas e destacou a importância de, neste momento de crise sanitária, “buscar caminhos diferentes, mas com o mesmo compromisso de defender a educação”.

Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes e presidente do Instituto Mpumalanga, destacou que o EAD torna-se um braço da ação pedagógica dos Institutos e oferece possibilidades de ampliar o trabalho em rede em torno da educação.

Na próxima quinta-feira (28) será a vez da capital de Roraima, Boa Vista, aderir à formação à distância de professores da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. A live lançamento do EAD das Caravanas para o município de Boa Vista acontecerá dia 28/07 às 15h, pelos canais digitais do MPUMALANGA e do IEE.

A Caravana das Artes conta com patrocínio das empresas EDP, REDE, OTIS, COGNA E GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/ Governo Federal.

O projeto Caravana do Esporte conta com patrocínio das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Confira os principais momentos das lives em nossos canais digitais.
Serviço:
EAD Caravana do Esporte e Caravana das Artes
Data/ Hora: 28/07/2020 – 15h
5ª. Live de lançamento com Boa Vista-RR
Locais: facebook.com/institutompumalanga facebook.com/esporteeducacao/

ESPN

Comentários