DIÁRIO DE BORDO

Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, terá ação da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, em julho

Artistas e atletas convidados visitarão a Arena Caravana


São Paulo – (25/06/2019) – Com participação voluntária da cantora Ellen Oléria e do campeão mundial do salto em distância, Mauro Vinícius Duda, a CARAVANA DO ESPORTE e a CARAVANA DAS ARTES estarão em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, com ações educacionais gratuitas voltadas a estudantes e educadores das escolas municipais. O Centro Cultural Miguel Arraes foi escolhido para montagem da Arena dos projetos, que vai funcionar dias 2, 3 e 4 de julho, das 08h às 17h, para atendimento das crianças, professores e gestores públicos.

Mais de 3 mil alunos das escolas municipais vão brincar na Arena Caravana em estações de futebol, vôlei, basquete, lutas, tênis, oficinas de esporte, jogos não convencionais e atletismo, e terão atividades com música, dança, teatro e cinema nas tendas das artes. Os projetos chegam a Jaboatão com apoio da Prefeitura local e patrocínio da Otis, fabricante de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes. A ação prevê a formação continuada em esporte e em arte educacionais de 200 professores e profissionais das áreas da Educação, Esporte, Assistência Social e Cultura do município.

Para Ricardo Moreno, Diretor de Recursos Humanos da Otis América Latina, um dos patrocinadores da Caravana das Artes, “é muito bom poder estar inserido nesse contexto, poder ajudar e vivenciar uma experiência tão rica como essa de transformação através da cultura, da arte e do esporte. A gente fez com a sucata dos nossos elevadores equipamentos e instrumentos musicais, que vão estar aqui, na Caravana, e as crianças vão brincar e praticar com esses instrumentos”.

Adriana Saldanha, diretora geral dos projetos, explica que as Caravanas buscam contribuir para ampliar as atividades esportivas e artísticas nas escolas “por meio da formação de professores e do desenvolvimento e utilização de materiais diferenciados”.

Artistas e atletas convidados vão visitar e brincar com as crianças na Arena Caravana.

Mauro Vinícius Duda, atleta olímpico brasileiro do salto em distância, Bicampeão Mundial, Campeão Sul-americano e Tetracampeão do Troféu Brasil confirmou presença na etapa da Caravana do Esporte em Jaboatão. Duda vai interromper sua rotina de treinos no interior de São Paulo para conhecer a metodologia do esporte educacional desenvolvida pelo IEE-Instituto Esporte & Educação. Além de conhecer o trabalho da Caravana do Esporte, Duda falará de sua experiência no salto em distância, para que a modalidade possa ser mais conhecida e acessível para as crianças.

Do mundo das artes, as crianças que estarão na Arena Caravana vão receber a visita da cantora e compositora Ellen Oléria, artista nascida em Brasília que, hoje, realiza shows dentro e fora do Brasil. Com 5 discos e 2 DVDs lançados, Ellen ficou famosa pelo timbre cintilante de sua voz ao vencer um reality show de música, em 2012. Oléria também é apresentadora do programa Estação Plural, da TV Brasil e estreou recentemente como atriz seu primeiro musical. Foi indicada como melhor cantora (canção popular) pelo Prêmio da Música Brasileira por seu mais recente disco. Ellen estará no Show da Caravana na noite da quarta (3), gratuito e aberto à comunidade, na maior tenda dos projetos.

A cantora Luciana Oliveira, que ministra oficinas de música e teatro na Caravana das Artes, também participa desta etapa e vai cantar no Show da Caravana. A comunidade terá acesso gratuito a sessões noturnas do Cinema Caravana, terça (2) e quinta (4), e ao Show da Caravana, na noite de quarta-feira (3), a partir das 19h30. Na quarta-feira, 3 de julho, o Show da Caravana iluminará a maior tenda dos projetos com apresentações musicais da Banda da Caravana e das artistas convidadas. Tudo gratuito e aberto à comunidade.

A abertura oficial da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes está marcada para as 08h do dia 02 de julho, no Centro Cultural Miguel Arraes.

 

SOBRE AS CARAVANAS
A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil e levam aos municípios as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores públicos. Quase 200 municípios visitados, com participação voluntária de artistas e atletas. Uma história que começou em 2005 e tem parceria entre DISNEY, ESPN, UNICEF, Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, e Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha. A Caravana do Esporte tem patrocínios Itaú, Rede, EDP, Alcoa e CMPC.

A Caravana das Artes tem patrocínios Otis, CMPC, Rede, Pitágoras, EDP e GTM.

 

SERVIÇO:
02/07/2019 – 08h | Abertura da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes
Local: Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar- ARENA CARVANA
End.- Av. Dr. Júlio Maranhão, 1668 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE

AGENDA DAS CARAVANAS:
02/07/2019 – 8h | Abertura da etapa Jaboatão dos Guararapes – presença do Prefeito Anderson Ferreira.
Local: Arena Caravana-Centro Cultural Miguel Arraes
End: Av. Dr. Júlio Maranhão, 1668 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE

8h às 11h e 14h às 17h – Atividades de esporte e arte exclusivas para estudantes do ensino fundamental das escolas municipais. Local: Arena Caravana.

8h às 11h e 14h às 17h – Formação de professores/gestores/educadores
Local: Escola Municipal Dom Carlos Coelho
End: R. Prof. Severiano Tolentino, 325 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

19h30 – Cinema da Caravana – aberto à comunidade / gratuito

 

03/07/2019 –

8h às 11h e 14h às 17h – Atividades de esporte e arte exclusivas para estudantes do ensino fundamental das escolas municipais

8h às 11h e 14h às 17h – Formação de professores/gestores/educadores
Local: Escola Municipal Dom Carlos Coelho
End. R. Prof. Severiano Tolentino, 325 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

14h – visita à Arena da cantora Ellen Oléria

14h – visita à Arena do atleta Mauro Vinícius Duda

19h30 – Show da Caravana
local: tenda Caravana das Artes – aberto à comunidade / gratuito

Participação: cantoras Ellen Oléria e Luciana Oliveira; atleta Mauro Vinícius Duda; Mickey e Pateta.

 

04/07/2019 –

8h às 11h e 14h às 17h – Atividades de esporte e arte exclusivas para estudantes do ensino fundamental das escolas municipais.
Local: Arena Caravana

8h às 11h e 14h às 17h – Formação de professores/gestores/educadores
Local: Escola Municipal Dom Carlos Coelho
End. – R. Prof. Severiano Tolentino, 325 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

- 10h – doação da quadra de fitas/Itaú
Local: Arena Caravana do Esporte

17h30 – Cerimônia de diplomação de professores das formações e encerramento da Etapa.
Local: Tenda da Caravana das Artes

- 19h30 – Cinema da Caravana – aberto à comunidade / gratuito- Local: Arena Caravana.

 

INFORMAÇÕES
Divulgação imprensa e produção: Angela Santos – MTb 12118
(11) 9 9838 8794
angelasantos@mpumalanga.com.br

 

ESPN

Comentários