DIÁRIO DE BORDO

Pelotas recebe a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes em maio

São Paulo –  (01/05/2019) – Com a presença da medalhista olímpica do vôlei, Ana Moser, patrocínio da CMPC  e apoio da prefeitura, o município de Pelotas receberá a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, projetos educacionais que vão atender 3.600 alunos da rede pública de ensino  entre os dias 7 e 9 de maio.

 

O Esporte Clube Pelotas cedeu o campo de futebol  do famoso  Estádio Boca do Lobo para a montagem da ARENA CARAVANA, que será erguida especialmente pelos projetos com 8 miniestações esportivas, duas tendas de música e dança e a tenda do Cinema Disney Caravana.  Durante  esses 3 dias, os alunos das escolas municipais vão brincar das 08h às 17h nas estações de  futebol, vôlei, basquete, lutas, tênis, oficinas de esporte,  jogos não convencionais e atletismo, e terão atividades com música, dança,  teatro e cinema  nas tendas das artes. O   Cinema Caravana terá os lançamentos da DISNEY em sessões exclusivas pela manhã e à tarde e  levará  os  personagens  Mickey e Pateta para fotos com as crianças após os filmes.
 

O presidente do Esporte Clube Pelotas, Gilmar Schneider, aplaudiu a chegada da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes ao município e considerou “importante apoiar com a estrutura do clube, que tem o estádio mais antigo do país,  um trabalho esportivo educacional como o da Caravana”.


As ações educacionais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes são dirigidas a alunos e professores da rede pública de ensino e a gestores e profissionais das áreas da Educação, do  Esporte,  da Cultura e da Assistência Social.   A abertura oficial das Caravanas  acontecerá na manhã de terça-feira (7),  às 09h, após a chegada das crianças, quando  os gestores e convidados farão uma visita à ARENA CARAVANA para conhecer de perto a metodologia dos trabalhos, os materiais esportivos e de artes utilizados, as tendas e os desenhos de quadra.   Enquanto as crianças brincam,   200 educadores e gestores terão 3 dias de formação continuada com as metodologias Esporte Educacional e  Viva com Arte.
 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são  projetos de responsabilidade social da DISNEY, do CANAL ESPN  e do UNICEF,  realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, e levam todo mês atividades de educação pelo esporte e pela arte a municípios escolhidos em conjunto com o UNICEF.  Segundo Adriana Saldanha, diretora geral dos projetos, “a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes contribuem para que os municípios avancem nas atividades esportivas e artísticas dentro das escolas”.    A Caravana do Esporte  tem  patrocínios da CMPC,  Itaú, Rede, EDP e  Alcoa, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, e  a Caravana das Artes conta com  patrocínios da CMPC, Anhanguera, Rede, EDP,  Otis e  GTM, por meio da Lei Rouanet.
 

Medalhista olímpica e mundial, presidente e fundadora do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser explica que a  Caravana do Esporte  tem o objetivo de “subsidiar as políticas públicas voltadas para o esporte,  a fim de garantir o direito de crianças e jovens de praticarem esportes com inclusão,  fazendo uso de tecnologia desenvolvida pelo Instituto com base na pedagogia dos jogos e na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanho e peso para crianças e jovens”.  Ana Moser criou o Instituto Esporte & Educação em 2001 e desenvolveu  uma metodologia de esporte educacional que busca ampliar a prática esportiva nas escolas públicas.  Considerada uma das melhores atacantes da seleção brasileira feminina de vôlei, a ex-atleta Ana Moser é empreendedora social  e socia fundadora do Todos pela Educação, da Atletas pelo Brasil e da REMS (Rede de Esporte pela Mudança Social).
 

Na Caravana das Artes, as tendas de música, dança  e  cinema receberão convidados especiais.  Daiana Traversa Farías, atriz  da série de TV "Morko y Mali", do Disney Junior, visitará as crianças nas tendas das artes e estará no Cinema da Caravana para fotos.    A cantora e compositora Luciana Oliveira participará com as crianças da oficinas  musicais e estará no Show da Caravana na segunda noite dos projetos. Com 3 discos gravados, Luciana é cantora, compositora e arte-educadora. A Caravana das Artes promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte”, com  objetivo de garantir o direito de crianças e jovens de  terem acesso às diversas linguagens artísticas  nas escolas, por meio da formação de professores e mestres.
 

A comunidade  poderá participar das Caravanas nas  sessões noturnas  do Cinema a partir das 19h30, na terça (07) e na quinta ( 09). Na quarta (08), também  19h30, a surpresa fica por conta do  Show da Caravana,  gratuito e aberto à comunidade, com a Banda da Caravana e presença de artistas convidados, na maior tenda dos projetos.  Os projetos deixarão em doação para a Secretaria Municipal da Educação materiais esportivos utilizados pelas crianças na ARENA CARAVANA.
 

Serviço: Caravana do Esporte e Caravana das Artes em Pelotas-RS – dias 07, 08 e 09 de maio/2019
Arena Caravana : local – Esporte Clube Pelotas-Estádio Boca do Lobo
End- Parque Dom Antônio Zattera, 300 – Centro –cep 96015-180 – Pelotas-RS
 

Horários:
Dias 7, 8 e 9 de maio |  das 08h às 11h e das 14h às 17h – atividades exclusivas para os alunos da rede de ensino.
Dias 7, 8 e 9 de maio |  das 19h30 às 22h – atividades gratuitas para a comunidade:  Cinema noturno e Show da Caravana.
Dia  9 de maio | 17h30 – Cerimônia de diplomação dos professores/gestores das formações  e encerramento das atividades na Arena da Caravana –  Tenda da Caravana das Artes.
 

Formação de Professores – Esporte Educacional   e  Viva com Arte
Dias  7, 8 e 9 de maio  |  das 08h às 11h  e das 14h às 17h
Local –  Salas da Igreja São João – gentilmente cedidas para as atividades
End.- Parque Dom Antônio Zattera, 250 – Centro –Pelotas-RS
 

Divulgação imprensa e produção :  Angela Santos –  MTb 12118
(11) 9 9838 8794   angelasantos@mpumalanga.com.br

ESPN

Comentários