DIÁRIO DE BORDO

Seminário leva reflexão sobre legado em ano olímpico no Rio de Janeiro

banner_seminario

 

 

O seminário “Esporte e Arte:  Escala e Efeito” discute a garantia de cada criança e jovem brasileiro à prática regular do esporte e ao fazer artístico em todas as etapas do seu desenvolvimento. Além da ação que atende os moradores do Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, os projetos também trarão ao Rio de Janeiro um debate sobre políticas públicas na próxima sexta-feira, dia 29 de abril.

 

Entre os convidados Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do Instituto Esporte & Educação, representantes do Unicef Brasil, a cantora Margareth Menezes, fundadora da Fábrica Cultural, na Bahia e Diogo Silva, medalha de outro nos Jogos Panamericanos, no Rio em 2007.

 

As atividades, que aproveitam o cenário carioca e o ambiente olímpico da capital, começam às 8h e se estendem até às 18h, no Centro de Convenções da FIRJAN.

 

Diretores da DISNEY e dos canais ESPN, jornalistas esportivos do canal, representantes do Programa Sesi Cidadania Atleta do Futuro, universitários, especialistas, professores e gestores públicos também participarão.

 

“Em um ano olímpico, quando se fala em legado, é preciso que os gestores públicos trabalhem para desenvolver a cultura esportiva dentro das escolas, com acesso para todos, entendendo esporte como educação, cidadania e saúde”, afirma Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes.

 

Embora o esporte ganhe função de destaque em virtude do contexto olímpico, Adriana Saldanha reforça que a arte também deve ser entendida como ferramenta educacional de suma importância. “A arte é elemento fundamental na educação e será preciso uma grande mobilização para tirar do papel a lei e transportar as diversas linguagens artísticas para dentro das práticas pedagógicas nas escolas públicas”, completa.

 

Os debates serão divididos em quatro painéis: Abertura; Escala e Engajamento; Quem vive na prática e Cases Internacionais. Após o dia de reflexão, os artistas convidados ainda participam de um pocket show antes do encerramento.

 

A atividade é uma organização conjunta da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes com apoio Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

 

Seminário “Esporte e Arte:  Escala e Efeito”

Data: 29 de abril de 2016, das 8h às 18h

Local: Avenida Graça Aranhã, nº 1, centro do Rio de Janeiro – Centro de Convenções da FIRJAN.

seminario_rio_007

ESPN

Comentários