DIÁRIO DE BORDO

Um dia de jogar, cantar, dançar e ser criança

Por: Alexandre Arena
São tantas barracas brancas, muitas crianças e tantos sonhos confundidos pelo barulho da chuva que caia sem parar no Abrigo Nova Canaã em Boa Vista – RR. Nele vivem inúmeras famílias de refugiados venezuelanos em busca de um lugar onde o teto de uma barraca e o alimento são sua principal prioridade.

Abrigo de refugiados em Boa Vista - RO

Abrigo de refugiados em Boa Vista – RO

Chegamos em muitos professores: voluntários, religiosos, pais, mães, todos participantes do curso de capacitação em esporte educacional e viva com arte oferecido pela equipe da Caravana do Esporte e Caravana das Artes na Escola de Aplicação da Universidade Federal de Rorâima. Foram mais de 73 voluntários capacitados e com mais competências para aplicar as atividades de esporte e arte nos Espaços Amigo da Criança, em fase de organização pelo UNICEF nos mais de 9 abrigos da cidade.

Quando as bolas começaram a surgir e a música ecoou por entre as tendas, muitas, mas muitas crianças foram surgindo de todos os cantos.

Organizados em grupos, elas jogaram, cantaram e dançaram em estações esportivas e artísticas. Um tempo vivo e intenso onde os voluntários colocaram em prática as habilidades e competências aprendidas e as crianças desfrutaram daquilo que lhes é mais especial: brincar e estar protegida.

Por toda a tarde o que se via era jogo de bola, jogo de corda, dança, música, jogo de correr, diversão, alegria, encantamento e professores voluntários colocando em prática todas as experiências aprendidas.
Assim terminou o dia, brasileiros e venezuelanos, crianças e jovens,pais,mães, voluntários, todos reunidos e unidos para fazer daquele espaço um espaço onde criança pode e deve ser criança.

Comentários