DIÁRIO DE BORDO ESPN

Viva às Caravanas em Lábrea!

Três mil alunos indígenas e não indígenas do ensino fundamental de Lábrea, interior do Amazonas, participam esta semana das atividades da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, que chegaram ao município para 4 dias de ações voltadas à estudantes, aos profissionais das áreas da Educação, Cultura e Esporte e à comunidade.  Será a segunda vez que as Caravanas levam a arena dos projetos a Lábrea, com tendas de artes e esportes e espaço para troca de experiências envolvendo os saberes indígenas.


 

O Estádio Municipal Engenheiro Francisco Paiva, no bairro Barra Limpa, área central do município, foi escolhido para receber a ARENA CARAVANA, com 8 mini-estações esportivas de vôlei, basquete, futebol, atletismo, lutas, tênis, jogos não convencionais e modalidades tradicionais indígenas, além de tendas de artes e do Cinema da Caravana, para as crianças brincarem. Gestores, professores da rede pública, educadores e lideranças indígenas participam de formações com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga.

A Caravana do Esporte chega a Lábrea com a medalhista olímpica do boxe, Adriana Araújo, primeira e única atleta brasileira a ganhar uma medalha em Olimpíada no boxe feminino. A atleta vai brincar com as crianças na Arena e terá a companhia do ex-atleta do basquete brasileiro, Carlos Eduardo da Costa Prado, o Cacau, campeão sul-americano da modalidade e atualmente técnico do time de basquete do município.

A Caravana das Artes traz a cantora e compositora brasiliense Luciana Oliveira e os mais famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta. Eles estão com as crianças durante o dia nas tendas de artes e participaram do sarau da Caravana, gratuito e aberto à comunidade, na noite desta quarta-feira, na maior tenda dos projetos, erguida dentro do Estádio Municipal. Para a comunidade, o Cinema da Caravana terá sessões noturnas gratuitas na terça-feira (25), quarta (26) e quinta (27), sempre a partir das 19h30 na Arena Caravana.

A segunda-feira (24), às 18h, foi uma grande festa na orla do Rio Purus, no centro de Lábrea, marcando a abertura oficial das Caravanas, com presença de artistas e atletas convidados dos projetos, artistas locais e representantes dos povos do Médio Purus.

A diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, afirma que “a realização dos projetos na região do Médio Rio Purus, com forte presença de diferentes povos indígenas, com línguas e culturas que precisam ser valorizadas e preservadas, permite uma importantíssima troca de experiências com os povos originários, cujos saberes em muito contribuem para o entendimento da natureza e das raízes do povo brasileiro”.

 

AGENDA DA CARAVANA DO ESPORTE E DA CARAVANA DAS ARTES EM LÁBREA – AMAZONAS

 

Arena Caravana Estádio Municipal de Lábrea Engenheiro Francisco Paiva

Local das Formações: Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima- Rua Chiquito Paiva, S/N – Nossa Senhora de Fatima – Lábrea.

 

Terça-feira:

  • 08h às 11h e 14h às 17h– Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana
  • 08h às 11h e 14h às 17h – Formação de Professores: Esporte Educacional
  • 08h às 11h e 14h às 17h – Formação de Professores: Viva com Arte
  • 14h às 17h – Encontro técnico sobre o Selo Unicef Município Aprovado da Amazônia Legal
  • 19h30 – Cinema da Caravana para a comunidade – 400 lugares – aberto ao público e gratuito

Quarta- feira:

  • 08h às 11h e 14h às 17h- Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana.
  • 08h às 11h e 14h às 17h–Formação de Professores: Esporte Educacional
  • 08h às 11h e 14h às 17h - Formação de Professores Viva com Arte
  • 18h – Sarau da Caravana – aberto ao público – gratuito.
  • 19h30 – Cinema Caravana –aberto ao público – gratuito

Quinta-feira

  • 08h às 11h e 14h às 17h- Atividades para alunos do ensino fundamental na Arena Caravana.
  • 08h às 11h e 14h às 17h– Formação de Professores: Esporte Educacional
  • 08h às 11h e 14h às 17h- Formação de Professores: Viva com Arte
  • 10h – Doação: Quadra Itaú de fitas demarcatórias e 2 minigols a uma escola participante.
  • 17h – Cerimônia de Diplomação-  Local: Arena
  • 19h30 – Cinema Caravana –aberto ao público – gratuito

 

 

 

ESPN

Comentários