DIÁRIO DE BORDO ESPN

Vozes do Purus

Jovens indígenas produzem vídeo sobre as Caravanas em Lábrea – AM


 

Câmera nas mãos, pintura no rosto e a alegria de poder gravar em vídeo a cultura tradicional dos seus povos. Durante os 4 dias de ação das Caravanas em Lábrea, tudo está sendo registrado pelas câmeras dos jovens do projeto VOZES DO PURUS, resultado das oficinas de liderança juvenil para o audiovisual indígena realizadas pelo Instituto Mpumalanga com adolescentes apurinã e paumari, em parceria com a FOCIMP- Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus.

Desde 2015 jovens apurinã e paumari do município recebem capacitação do Instituto para produção de vídeos que vão alimentar o blog Vozes do Purus.

A etapa das Caravanas em Lábrea tem a presença de professores indígenas nas estações de esportes não convencionais, nas oficinas de formação em esporte e arte educacionais e participação de artesãs indígenas na Mostra Saberes da Terra.  A Associação das Mulheres Indígenas do Purus mobilizará artesãs de várias aldeias para uma mostra do que produzem na floresta de forma sustentável. Conversas e exposição de diferentes materiais feitos pelas mulheres indígenas estão abertas à comunidade entre os dias 25 e 26 de setembro, das 09h às 17h, na Arena da Caravana, dentro do Estádio municipal.

A formação de professores indígenas e não indígenas e um encontro técnico com gestores sobre o Selo Unicef serão pontos fortes dos trabalhos durante os 4 dias de ação das Caravanas em Lábrea. Representantes do UNICEF e articuladores locais do Selo Unicef Município Aprovado da Amazônia Legal participam de capacitação e visita guiada à Arena da Caravana para conhecer a aplicação da metodologia do esporte educacional e a inclusão dos esportes tradicionais indígenas entre as mini-estações esportivas que vão receber 500 crianças por período.

ESPN

Comentários